Artigos
EPI® - Técnica de Electrólise Percutânea Intratecidular – Nivel I “Tecidos Moles”
Técnica de vanguarda utilizada em grandes clubes europeus de futebol
no tratamento de tecidos moles, com especial destaque o tendão.
Apresentação do curso de EPI® – Técnica de Electrólise Percutânea Intratecidular em conferência de entrada gratuita - 22 de Março 2013. Os presentes usufruem de um desconto de 7,5% na inscrição do próximo curso, estimado para 2014.
A Electrólise Percutânea Intratecidular (EPI®) é uma técnica minimamente invasiva que consiste na aplicação de uma corrente galvânica de alta intensidade, através de uma agulha de acupunctura, que produz um processo inflamatório de carácter local permitindo a fagocitose e a reparação do tecido mole afetado (tendão, ligamento, músculo, etc).
Esta reação ocorre porque a agulha catódica promove uma reação electroquímica - dissociação das moléculas de água e sal nos seus elementos constitucionais que dá lugar, por instabilidade iónica, à formação de moléculas de hidróxido de sódio - na região do tecido degenerado.
É um conceito extremamente inovador que permite resultados muito precoces no tratamento de vários distúrbios do aparelho locomotor.
A apresentação do curso será sempre acompanhada da utilização de um ecógrafo para melhor visualização de todos os tecidos moles.
Benefícios relativamente a outras técnicas:
1. É um tratamento local no ponto exato da lesão. Com a ajuda de ecografia aplica-se o EPI®de forma direta sobre o tecido alterado e/ou degenerado.
2. Inicia eficazmente a reparação do tecido afetado. A EPI®é capaz de iniciar um novo processo de proliferação do tecido de colagénio que, nestes casos, se encontra desagregado.
3. As modificações na estrutura e no comportamento mecanobiológico do tecido mole são imediatas e em tempo real.
4. A efetividade é muito alta comparativamente a tratamentos convencionais de fisioterapia como os ultra-sons, ondas de choque, técnica de Cyriax, etc.) ou médicos (fármacos, infiltrações ou cirurgia).
5. A frequência de recidivas é baixa.
Indicações:
Com a EPI® tratam-se tendinopatias crónicas e um número importante de lesões do sistema ME como:
1.Tendinopatias crónicas (tendinose rotuliana, aquiliana, dos isquiotibiais, pubalgias, epicondilites, supra espinhoso, etc).
2.Fasceítes plantares.
3. Roturas musculares.
4. “Entorse” ligamento lateral interno do joelho.
5. “Entorse” crónico da tibio-társica.
6. Periostite tibial.
7. Síndrome do túnel cárpico e tarsiano.
Datas: 22, 23 e 24 de Março de 2013
Data Limite de Inscrição: 28 de Fevereiro de 2013
Local: Campus Académico de Vila Nova de Gaia da Escola Superior de Saúde Jean Piaget |Alameda Jean Piaget, 4405-678 Gulpilhares, V. N. Gaia | GPS 8˚38’06’’W 41˚04’40’’N
Horários:
Sexta-feira: 16h00 - 20h00
Sábado: 9h00 - 20h00
Domingo: 9h00 - 16h00
Destinatários: Fisioterapeutas (tb. Estudantes)
Vagas limitadas a 30 alunos (mínimo 20 alunos)
Carga Horária: 20 horas
- Conceitos básicos e Investigações atuais da EPI®
- Fisiopatologia dos tecidos moles do aparelho locomotor.
Tendinose
Fibrose muscular
Reparação / regeneração muscular
Reparação / regeneração de tendinopatias
Reparação / regeneração de ligamentos
- Elastografia ecográfica nos tecidos moles
- Aplicação dos princípios biológicos na regeneração dos tecidos moles
- Modelo neuro-isquémico na patogenia da lesão crónica dos tecidos moles
- Efeitos biológicos da EPI®
- Processo de oxidação / redução da EPI®
- Sequência temporal das respostas moleculares e celulares mediante a aplicação da EPI®
- Efeitos da aplicação da agulha no tecido mole segundo o modelo de Langevin
- Técnica da “rejilla” no tratamento das entesopatias mediante a aplicação da EPI®
- Bioimpedância dos tecidos do aparelho locomotor. Tecido patológico vs tecido normal
- Aplicação da EPI®nas tendinopatias extrasinoviais mais importantes:
Patologias dos tecidos moles do ombro
Patologias dos tecidos moles do cotovelo
Patologias dos tecidos moles da mão
Patologias da coxo-femural e pélvis
Patologias dos tecidos moles do joelho
Patologias dos tecidos moles da tíbio-társica e pé
Certificado Internacional*pelo Departamento de formação do CEREDE - Centro de Recuperacion Deportiva - José Manuel Sanchéz, Espanha e ASEPI - Asociación Española de Fisioterapeutas Expertos en Electrólisis Percutánea Músculoesquelética.
*Necessária a frequência em pelo menos 80% do curso
Dr. José Manuel Sanchéz, Espanha
Criador da Técnica de Electrólise Percutânea Intratecidual (EPI®) aplicada ao aparelho locomotor e ilustre fisioterapeuta e reabilitador desportivo, cujo reconhecimento lhe permitiu implementar a técnica de EPI em clubes de futebol como o FC Porto, FC Inter de Milão, Manchester United FC, Atlético de Madrid, Manchester City FC e Wolves FC, entre outros.
Objetivos do curso:
1. Conhecer os mecanismos fisiopatológicos das diferentes estruturas dos tecidos moles do aparelho locomotor;
2. Dominar os princípios básicos da aplicação da EPI®
3. Dar a conhecer aos alunos os últimos avanços científicos sobre a aplicação da EPI®
4. Identificar os efeitos da EPI® mediante controlo ecográfico com doppler-color.
Algumas razões para frequentar este curso:
1. Pertencer a um conjunto muito restrito de profissionais com formação em EPI®– 2º curso leccionado em Portugal, que lançará no mercado algo que todos os pacientes almejam: Inovação científica e alta tecnología ao seu dispor;
2. Ser formado pelo criador do conceito - Dr. José Manuel Sanchéz;
3. Aquisição de uma nova ferramenta de trabalho tida como das mais revolucionárias e eficazes no tratamento de patologias dos tecidos moles;
4. Todo o curso será realizado com o uso de um ecógrafo portátil para que possa ver em tempo real todas as estruturas anatómicas bem como o resultado imediato da técnica de EPI®.
450€* até 6 de Fevereiro de 2013; 500€* após 6 de Fevereiro de 2013
* Preços sem IVA
Inclui Coffee Break + Documentação + Certificado Internacional.
Não inclui a compra do aparelho de EPI®, adquirido diretamente ao formador.
5% DESCONTO para estudantes e ex-formandos da MASTER.PT
Modo de Pagamento:
50% no momento da inscrição
50% no dia 22 de Março de 2013
O que é necessário para se inscrever?
Antes de formalizar a sua inscrição, por favor consulte as nossas Normas de Acesso
Para formalizar a sua inscrição pode:
1 - Enviar directamente a ficha de inscrição pelo nosso site, através do preenchimento do campo Inscrição
2 - Enviar via email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
o nome e data do curso em que se está a inscrever + o nome completo do aluno + morada completa + telemóvel + email + nome para recibo com respectivo número de contribuinte;
3 - Enviar por correio o nome e data do curso em que se está a inscrever + o nome completo do aluno + morada completa + telemóvel + email + nome para recibo com respetivo número de contribuinte para a morada: Alameda São Vicente Ferrer, nº 167, 4410-104, São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia ao cuidado de Jovem Aposta, Promoção da Saúde, Lda.
Independentemente do modo escolhido, associado à ficha de inscrição deve constar, caso seja o caso, o comprovativo de estudante ou ex-formando da MASTER.PT + comprovativo de pagamento + comprovativo de habilitações académicas.
Para efetuar o pagamento pode:
1 - Utilizar o sistema de HomeBanking (transferência bancária): deverá obrigatoriamente indicar o nome do aluno e do curso em que se inscreve;
2 - Utilizar o Multibanco: deverá enviar via email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
uma cópia digitalizada do respetivo talão que comprove a transferência bancária OU via CTT para a Alameda São Vicente Ferrer, nº 167, 4410-104, São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia ao cuidado de Jovem Aposta, Promoção da Saúde, Lda;
3 - Enviar cheque à ordem de Jovem Aposta, Promoção da Saúde, Lda para a Alameda São Vicente Ferrer, nº 167, 4410-104, São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia ao cuidado de Jovem Aposta, Promoção da Saúde, Lda
Para efetuar a Transferência Bancária necessitará de conhecer:
Jovem Aposta, Promoção da Saúde, Lda | Banco BPI
NIB – Número de Identificação Bancária: 0010 0000 42461140001 04
Apenas necessário para transferências de alunos não residentes em Portugal:
* IBAN – Número Internacional de Conta Bancária: PT50 0010 0000 4246 1140 0010 4
* SWIFT / BIC:BBPIPTPL
Links úteis:
www.epimedical.es
www.cerede.es
www.fisiojmsanchez.com
Um pouco de história sobre a EPI®
Exemplos de bibliografia
Exemplos de artigos científicos:
Efetividade da EPI® nas tendinopatias crónicas do tendão rotuliano
Alterações clínicas no síndrome do túnel cárpico com a aplicação de EPI®
Fasceíte plantar: regeneração mediante a aplicação da EPI®
Aplicação da EPI® num caso de epicondilite crónica: caso clínico
Apoios:
Bastos Viegas | www.medicalexpress.net
DietMed|www.dietmed.pt
Enraf Nonius | www.enraf.pt




